Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

Taxas e juros abusivos no financiamento de veiculo.

Autor: Dra. Danyele Cristina Correa Nogueira Santana | Publicado em: 17/09/2017

TAXAS E JUROS ABUSIVOS NO FINANCIAMENTO DE VEICULO.

Costumeiramente, ao comprar um veículo ou um imóvel financiado, ou fazer um empréstimo, deparamo-nos com várias espécies de tarifas, taxas e outros encargos. Algumas difíceis de compreensão, outras, nem tanto. 

Nos últimos anos o setor de crédito foi impulsionado pelo setor automotivo, que por sua vez, obteve do governo desvantagens como descontos em impostos e outras políticas de crescimento da economia, tendo os consumidores uma grande oferta na contratação de financiamentos automotivos, raramente uma pessoa contrata uma dívida sem necessidade. Seja para financiar bens e serviços, pagar viagens ou estudos, honrar despesas inesperadas, etc. Quem toma empréstimo sempre precisa do dinheiro.

Não são poucos aqueles consumidores que não sabem as condições reais de seus contratos de financiamento, muitos assinam sem sequer ler e outros leem mas não compreendem. É comum as instituições financeiras omitirem de seus clientes várias cláusulas e condições realmente abusivas, tornando o financiamento muito mais oneroso do que ele realmente deveria ser.

Os financiamentos comprometem mais de 50% da renda de mais de 20% dos consumidores brasileiros e, casos haja um imprevisto, esses consumidores, infelizmente, atrasam as parcelas do financiamento. Isso gera juros ainda mais altos dos que são normalmente cobrados, causando, muitas vezes, um endividamento tão grande que torna a dívida praticamente impagável.Em estudo recente feito por esta entidade, 85% dos contratos de financiamento apresentam erros no cálculo da prestação, clausulas obscuras e abusivas. Isto é, o contrato abre margens para os agentes financeiros incluírem no financiamento comissões de terceiros, juros abusivos e taxas ilegais, gerando um custo de 25% a mais sobre as parcelas.

Nesses casos, o consumidor poderá solicitar judicialmente revisão contratual. portanto, é preciso que seu contrato seja analisado por um especialista, para verificar possíveis abusos. Traga seu contrato para a APCON que iremos analisar as cláusulas contratuais e indicar eventuais abusos.